Lançamento do Green Valley FoodLab

I'm a title. ​Click here to edit me.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto participam no lançamento do Green Valley FoodLab, o primeiro alojamento temporário e centro de acolhimento empresarial, em Idanha-a-Nova.

Nesta sessão foi apresentado o CoLAB, o Laboratório Colaborativo Idanha Food Lab. Parte substancial do trabalho do CoLAB vai incidir sobre o Green Valley Food Lab, uma Área de Acolhimento Empresarial de Base Rural que pretende criar condições para apoiar as empresas e acolher trabalhadores.

Isto será possível, através da requalificação e ampliação do edifício existente, criando infraestruturas e serviços de suporte à atividade das 55 empresas já instaladas (90% das quais a produzir já em modo biológico) e permitir a instalação e atração de outras empresas para a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Em breve, irá também “operar o Laboratório Colaborativo (CoLAB) Idanha Food Lab, que junta 14 entidades da academia e do meio empresarial e é gerido pela Food4Sustainability – Associação para a Inovação no Alimento Sustentável”. As obras de construção já iniciaram e envolvem nesta fase um investimento de cerca de 700 mil euros.

O projeto Idanha Green Valley quer tornar Idanha-a-Nova num centro de conhecimento e inovação, de forma a trazer para o concelho empreendedores e empresas ligadas à ruralidade, sustentabilidade, agricultura biológica, entre outros. Segundo o autarca, estes investimentos da Câmara de Idanha-a-Nova são estruturantes para a criação de riqueza e emprego. O Green Valley FoodLab, já criou mais de “300 empregos e só em postos de trabalho temporários são necessárias centenas de pessoas”. O alojamento temporário e o centro de acolhimento empresarial ficarão localizados numa área de 800 hectares que inclui as propriedades do Couto da Várzea, do Ribeiro do Freixo e das Lombas, bem como o Centro Logístico Agroalimentar do Ladoeiro.

Contact

Drop us an email at mail@food4sustainability.org

subscribe to our email mailing list to get the latest news

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Supported by